Feagri em Foco
2025
O dia 7 de abril marca o Dia Nacional de Combate ao Bullying, uma data importante para reforçar nosso compromisso com a convivência respeitosa e saudável no ambiente acadêmico.
O bullying, caracterizado por agressões físicas, verbais ou psicológicas repetitivas, pode causar danos profundos à autoestima, à saúde mental e ao desenvolvimento social das vítimas.
Infelizmente, o bullying ainda é uma realidade presente nas universidades, manifestando-se de diversas formas, como apelidos ofensivos e “brincadeiras” pejorativas, intimidações, isolamento social e cyberbullying.
As consequências do bullying vão além do ambiente acadêmico. Muitas vítimas sofrem com ansiedade, depressão, baixa autoestima e, em casos mais graves, chegam a desenvolver transtornos psicológicos severos.
Por isso, é fundamental que todos nós, como sociedade, estejamos atentos e dispostos a intervir quando presenciarmos esse tipo de situação.
Como podemos combater o bullying?
O primeiro passo é reforçar e praticar os valores humanos, como:
- Respeito: fundamental para reconhecer e valorizar as diferenças individuais, sem discriminação ou preconceito.
- Empatia: compreender os sentimentos e as dificuldades do outro, reduzindo atitudes agressivas.
- Coragem: para intervir e denunciar situações de bullying, sempre que testemunhar ou souber de sua ocorrência.
- Solidariedade: apoiar e defender aqueles que estão sendo alvos de bullying, mostrando que não estão sozinhos.
Cada um de nós tem um papel importante nessa luta, como agentes de mudança, podemos contribuir para um ambiente mais saudável e inclusivo.
Que possamos cultivar a empatia e lembrar que cada palavra e ação têm um impacto na vida de alguém.
O silêncio e a omissão fortalecem o agressor. Portanto, se presenciar qualquer ato de bullying, denuncie e apoie quem precisa de ajuda:
Contamos com o apoio de todos nessa conscientização!
Para mais informações e inscrições, acesse o Edital.
Nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2025, o Professor Associado Ariovaldo José da Silva, acompanhado de seus orientados, Paz Paulo António (doutorando) e Euriluce Aparecida Guimarães (doutoranda), realizaram uma visita a propriedades rurais nos municípios de Sete Barras, Registro e Jacupiranga.
Além disso, ministraram a palestra intitulada "Influência da Qualidade da Água no Sistema Produtivo na Aquicultura", destinada aos produtores rurais do Vale do Ribeira, na Câmara Legislativa da Prefeitura de Jacupiranga-SP.
As atividades foram cuidadosamente programadas e organizadas pelas pesquisadoras da Embrapa Agricultura Digital, Dra. Janaina Mitsue Kimpara e Dra. Poliana Giachetto, em colaboração com o discente Fernando Cortizo da Silva (FT/UNICAMP). O evento integrou o projeto temático Semear Digital, coordenado pela Dra. Luciana Alvim S. Romani, com financiamento da FAPESP (processo 2022/09319-9).
Na segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025, a FEAGRI recebeu a visita de membros da comitiva italiana da Università di Torino (Universidade de Turim).
A delegação foi composta pela Profa. Luisella Roberta Celi e pelo Prof. Luca Simone Cocolin, ambos do Departamento de Ciências Agrícolas, Florestais e Alimentares.
Representando a FEAGRI, estavam o Prof. Ariovaldo José da Silva, nosso diretor, e o Prof. Lucas Rios do Amaral, nosso representante de internacionalização.
Também estava presente a Profa. Adriane Antunes, da FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas – UNICAMP/Limeira).
O encontro, organizado pela DERI, teve como objetivo apresentar a FEAGRI e discutir possíveis parcerias de pesquisa nas áreas de ciências agrícolas.
Na parte da manhã, o reitor da UNICAMP, Prof. Antonio José de Almeida Meirelles, formalizou um acordo entre as duas universidades, que prevê a realização de pesquisas conjuntas e a implementação de programas de mobilidade para professores, pesquisadores, doutorandos e o pessoal técnico e administrativo. O acordo também inclui o uso compartilhado de laboratórios, bibliotecas e outras infraestruturas, além do intercâmbio de resultados científicos provenientes da colaboração.
No dia 23 de janeiro de 2025, a FEAGRI recebeu a visita de representantes do Innovate UK, Instituição Governamental do Reino Unido, que estão no Brasil para apresentar uma nova chamada de financiamento focada na produção sustentável de alimentos.
Essa iniciativa será uma parceria entre o Reino Unido, Brasil e países da África. O financiamento estará disponível por meio de editais específicos, voltados para a mobilidade de docentes e alunos, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa. O Innovate UK atuará como intermediário, facilitando a integração de equipes de diferentes países.
Estiveram presentes na reunião a Profa. Dra. Thaís Queiroz Zorzeto Cesar, diretora associada da FEAGRI; o Prof. Dr. Lucas Rios do Amaral, representante de internacionalização da FEAGRI; Pedro Carvalho e Joanna Scales, do Innovate UK, além de Angélica Cristina Torresin e Prof. Dr. Alfredo Cesar Barbosa de Melo, representantes da DERI (Diretoria Executiva de Relações Internacionais da UNICAMP).
No dia 24 de janeiro de 2025, a FEAGRI recebeu a visita de uma comitiva composta por 22 alunos e professores do Mestrado em Agronegócios da Universidad Nacional Agraria La Molina, do Peru, liderada pelo Prof. Dr. Waldemar Mercado Curi.
A recepção ocorreu no Anfiteatro, onde o Prof. Dr. Lucas Rios do Amaral fez uma apresentação sobre a nossa faculdade.
Estiveram presentes também a Profa. Dra. Bárbara Janet Teruel Mederos, o Prof. Dr. Eduardo Fernandes Nunes, o Prof. Dr. Rafael Augustus de Oliveira e a Profa. Dra. Vanilde Ferreira de Souza Esquerdo.
Após a apresentação, os docentes acompanharem o grupo em uma visita a alguns laboratórios da FEAGRI.
A FEAGRI se sente honrada com essa visita, reconhecendo a sua importância para a internacionalização e para o fortalecimento de futuras parcerias.