Feagri em Foco
2017
Em 21/11/2017 recebemos uma delegação da University of Minnesota Crookston.
O encontro aconteceuno Auditório do Prédio II, coordenado pela Profa. Dra. Daniella Jorge de Moura e pelo Sr. André, acompanhante do grupo.
O objetivo da visita foi estabelecer parcerias, ampliar o networking e realizar um programa internacional envolvendo estudantes brasileiros e da Universidade e Minnesota.
Participantes da University of Minnesota Crookston:
Charles Lariviere : https://www.crk.umn.edu/profiles/charles-lariviere (Área Principal: Agriculture Business / Agronegócio)
Eric Castle: https://www.crk.umn.edu/profiles/eric-castle(Área Principal: Horticultura)
Leslie Lekatz : https://www.crk.umn.edu/profiles/leslie-lekatz (Animal Sciences / Veterinária)
Kim Gillette : https://www.crk.umn.edu/profiles/kimberly-gillette (International Office)
Reunidos na Chácara da Tita em Paulínia, no dia 15/12, funcionários e docentes da FEAGRI realizaram a festa de confraternização de 2017.
O Prof. Dr. Paulo Graziano Magalhães e pesquisadores da Feagri, desenvolveram um sistema que, ao ser instalado em colhedoras de cana-de-açúcar, possibilita criar mapas de produtividade e visualizar a variabilidade espacial da produção. A tecnologia, cujo foco é a Agricultura de Precisão (AP), baseia-se em células de carga e se constitui no primeiro monitor de produtividade para cultura de cana-de-açúcar lançado comercialmente no mundo.
No Conversa Franca do Dia Dia Rural de 18/12, o apresentador Otávio Ceschi Júnior recebeu o professor Gustavo Mackaitis, para falar sobre as pesquisas da Feagri neste ano.
No dia 21/11, a FEAGRI recebeu a delegação da University of Minnesota Crookston:
Comitiva - Kimberly Gillette (Diretora - International Programs, Confucius Institute & Learning Abroad), Leslie Lekatz (Assistant Professor - Agriculture and Natural Resources Department - Focus: Animal Science), Eric Castle (Associate Professor - Agriculture and Natural Resources Department - Focus: Horticulture) e Charles Lariviere (Instructor Agriculture and Natural Resources Department - Focus: Agricultural Business & Agricultural Business (online).
Acompanhados pela Prof. Dra. Daniella Jorge de Moura, Coordenadora de Pós-Graduação da FEAGRI e pelo gerente de operações da Campus Brasil, André Siffert, eles assistiram uma apresentação sobre a Faculdade e sobre a Unicamp, responderam perguntas do público composto de alunos e docentes e visitaram Labroratórios da Faculdade, acompanhados pelo discente Vitor Gonçalves da Silva.
A Campus Brasil é uma empresa que tem orgulho de ser brasileira e ao mesmo tempo de estar bem conectada com o restante do mundo. Fundada por dois jovens empreendedores, viajantes e amigos, a agência surge como a primeira empresa brasileira especializada em intercâmbio acadêmico para grupos de universitários, sejam eles brasileiros indo para o exterior, ou estrangeiros vindo para o Brasil.
Objetivo da Comitiva de professores de Ciências Agronômicas da University of Minnesota Crookston (EUA) foi estreitar parcerias, conhecer novos projetos, ampliar networking no Brasil e potencialmente realizar um programa de estudos para seus estudantes de graduação no Brasil no futuro.
Desenvolvido na FEAGRI, um sistema voltado para monitoramento e controle de insetos e pragas agrícolas é um dos vencedores do Prêmio Tecnologias de Impacto, iniciativa da Qualcomm, com foco em novas soluções wireless e IoT.
O trabalho foi desenvolvido por Andrei Grespan, com a orientação do professor Angel Potin Garcia e apoio dos alunos Fabricio Theodoro Soares e Hugo Rafacho Fernandes.
Em seu trabalho acadêmico, Genebaldo Fiqueiredo Neto, doutorando da FEAGRI, uniu a pesquisa desenvolvida na Unicamp à paixão pelas culturas indígenas, para instalar um sistema de energia solar na escola onde estudam cerca de 120 crianças, adolescentes e adultos da aldeia Aiha, do povo Kalapalo.
Na procura por um estudo interdisciplinar na área de energia que gerasse um benefício direto a uma comunidade indígena, juntamente com o professor Luiz Antonio Rossi, elaboraram o projeto A energia fotovoltaica no incremento de ações educativas na Aldeia Aiha, trabalho cujo objetivo principal é mostrar as contribuições que um sistema de energia com recursos renováveis podem oferecer no âmbito da educação.
Evento na Casa do Lago, realizado no início do mês de outubro, foi parte da programação da disciplina de pós-graduação e curso de Extensão “Meio Ambiente, Questão Agrária e Multimeios”, oferecidos pela FEAGRI em parceria com o Nepam e o Instituto de Artes da Unicamp.
O vídeo é fruto de uma oficina do curso de especialização “Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar e Camponesa - Residência Agrária”, organizado pela FEAGRI.
Agricultura digital tem sido o termo chave para definir as tecnologias mais promissoras para o campo. O conceito estabelece regras e metas cada vez mais exigentes para as operações, processos e equipamentos na agricultura. Hoje,conceitos e tecnologias emergentes como internet das coisas (IoT - Internet of Things) e
aprendizagem de máquina (machine learning), que estão revolucionando a indústria 4.0, passam a marcar sua presença no agronegócio. A agricultura digital é o marco para a adoção dessas tecnologias e muitas outras que estão por vir.
Acompanhando esta tendência, os alunos de pós-graduação do Laboratório de Instrumentação e Controle da FEAGRI, Andrei Grespan, Fabricio Theodoro Soares e Hugo Rafacho Fernandes fundaram a startup IAgro (Inteligência Artificial no Agronegócio),propondo um processo inovador para o monitoramento de pragas agrícolas, responsáveis por sérios prejuízos financeiros para o setor. A solução em desenvolvimento pelos pesquisadores alia técnicas de visão computacional, inteligência artificial e conectividade no campo para monitorar a evolução populacional de pragas e estabelecer medidas corretivas mais precisas.
A inovação foi finalista do Prêmio de Inovação promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) durante a 5ª edição do Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, concorrido por mais de 220 empresas de diferentes categorias, sendo selecionada na categoria Agricultura Digital para o programa de aceleração, em parceria com a empresa alemã Bayer CropScience. A IAgro também inicia sua incubação na Incubadora de Base Tecnológica da Unicamp ( Incamp ), por meio da Agência de Inovação INOVA / UNICAMP.
A página WEB da startup pode ser acessada pelo link: http://iagro.tech/
O Prof. Dr. Luiz Henrique Antunes Rodrigues coordena o Sisda (Sistema Inteligente de Suporte à Decisão na Agricultura), um grupo da Faculdade de Engenharia Agrícola, que desde 2002 busca inovações para a produção no campo.