Os órgãos públicos também podem se beneficiar com empresas juniores. A Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento SA, Sanasa, utilizou o trabalho da Agrológica Projetos e Consultoria, a EJ da Engenharia Agrícola da Unicamp, para executar o Monitoramento Linear do Rio Atibaia, que possui uma área de drenagem de cerca de 2.817,88 Km2 e está em uma região que compreende vários municípios da região de Campinas, no interior de São Paulo.
O Projeto, que se estendeu de dezembro de 2004 a outubro de 2005, teve como objetivo reconhecer vários pontos de ocorrências ao longo do rio. Foram observados locais de efluentes urbanos e industriais, nascentes próximas, visualização da degradação da mata ciliar, pontos de assoreamento e erosão e principais impactos e áreas com necessidade imediata de manejo.
"Foi o segundo maior projeto da empresa júnior", conta o presidente da Agrológica, Marcelo Mítica.
Para a escolha do candidato, foram feitos testes escritos e práticos, além de análises do desempenho acadêmico. A seleção foi fundamental para o sucesso do Monitoramento - pois os estagiários se dedicaram muito ao projeto, que foi dividido em duas etapas: Levantamento de Dados em Campo e Monitoramento Aéreo.
O trabalho realizado pela Agrológica está ajudando a Sana!!a na busca de medidas de preservação e recuperação do Rio Atibaia. Algumas medidas já foram tomadas após a conclusão do projeto, como o tratamento de esgoto lançado no rio, recuperação da mata ciliar, controle de perdas de distribuição de água e tratamento do lodo proveniente das Estações de Tratamento de Água.
O impacto deste projeto perante a comunidade tem um valor relevante, já que serve de base para melhorar as condições do meio ambiente da região. O resultado foi. tão satisfatório que já existe uma nova negociação para desenvolver trabalho semelhante em outro rio da região. O projeto da Agrológica foi um dos finalistas do Prêmio da Qualidade da Fejesp em 2006.
ESTADÃO JÚNIOR
QUINTA-FEIRA, 22 DE MARÇO DE 2007. NÚMERO 6.
Responsável: Lenita Outsuka - Mtb14329