Voltar

Aluno da Feagri é um dos 20 finalistas em empreendedorismo

O estudante de mestrado da Faculdade de Engenharia Agrícola Leandro Shiroma está pelo segundo ano consecutivo entre os finalistas do Prêmio Santander de Empreendedorismo, na categoria Indústria. Os vencedores serão anunciados durante cerimônia final de premiação a ser realizada em Brasília, no dia 29 de novembro. Em outubro, haverá uma premiação regional, que irá contemplar cada finalista com um troféu e um certificado de participação.
Shiroma foi selecionado pelo projeto Quartz, no qual propõe a confecção de revestimentos decorativos, como massa corrida, texturas e mosaicos, a partir da utilização de resíduos de pedras mineiras. As vantagens do projeto em relação aos produtos convencionais estão na sustentabilidade. Do ponto de vista ambiental, o ganho está no reaproveitamento de recursos descartados na explosão, segundo ele, feita com dinamites. Do ponto de vista econômico, a reutilização gera uma economia de 10% a 15% para o consumidor, o que o torna mais acessível que o produto convencional. Além disso, os recursos provenientes da comercialização podem ser investidos em novas pesquisas.
Shiroma informa que, no momento, os principais consumidores dos produtos são as empresas preocupadas com a responsabilidade social e preservação ambiental. ?Além das próprias campanhas e investimentos, eles buscam fornecedores também com essa responsabilidade. Então, os produtos desonvolvidos por ele têm sido usados na construção de novos edifícios dessas empresas?, acrescenta.
À produção de quartz soma-se a experiência de produção de artefatos de concreto com material renovável, como bagaço de cana-de-açúcar e bambu do Laboratório de Estruturas da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp, coordenado pelo professor Antônio Ludovico Beraldo, orientador do projeto.
Sócio-proprietário em uma empresa de fabricação de blocos e pavimentos de concreto para solo, Shiroma acrescenta que procurou a Unicamp para buscar soluções em um projeto de reaproveitamento de resíduos para confecção de seu produto.
Realizados pelo Santander Universidades, com o desenvolvimento e a gestão do Universia Brasil, os Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação visam estimular a atitude empreendedora e a pesquisa científica no meio acadêmico, revelando novos talentos que irão beneficiar a sociedade brasileira com a implementação de seus projetos empreendedores e de suas pesquisas científicas. (Da Redação) Foto: Neldo Cantanti Edição de imagens: Luís Paulo Silva