Voltar

Pós-graduação da Feagri comemora 600 defesas

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp atinge nesta quinta-feira (26) 600 defesas do Programa de Pós-Graduação. A marca será comemorada pela Faculdade antes da defesa de doutorado do aluno Anderson Luiz de Souza, às 14 horas, no anfiteatro da unidade. O trabalho é intitulado ?Uso da teoria de conjuntos fuzzy no estudo da dinâmica da água e de solutos no solo?. Destas 600 defesas, 200 são de doutorado, a última defendida na segunda-feira (23), e 400 de mestrado, que será apresentada no próximo dia 30.
Esse marco, segundo a sua coordenadora, professora Daniella Jorge de Moura, do Conselho de Infra-Estrutura Rural, é bastante importante para dimensionar o trabalho que vem sendo seriamente desenvolvido pela Faculdade, que tem um único Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. "Nosso programa possui uma abordagem multidisciplinar como poucas universidades do país têm. Também 100% dos nossos docentes obtiveram titulação mínima de doutor", salienta.
Um dos marcos históricos relatados por Daniella foi a primeira dissertação, apresentada em 1980. As atividades do mestrado começaram em 1978 na então Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), que abrangia inclusive a Feagri. Com o título "Quantificação da deterioração de mandioca durante a secagem em barcaças por convecção forçada de ar aquecido com coletor solar", a dissertação foi orientada pelo professor José Luiz Vasconcellos da Rocha.
Outro marco da pesquisa ocorreu em 1993, quando iniciadas as atividades de doutorado já nas dependências da Feagri. A primeira defesa de tese foi feita em 1995. "De 1993 para 2003, foram dez anos e 100 teses de doutorado. Mas, em menos de cinco anos, chegamos à tese 200 com mais teses em um espaço de tempo menor", comemora Daniella. As teses e dissertações da Feagri, segundo a Biblioteca Digital da Unicamp, já estão 100% digitalizadas e disponíveis aos usuários para consulta. Além disso, a Faculdade registra 22 patentes, em vigência, muitas delas resultantes destas pesquisas.
O Programa de Pós-Graduação da Feagri atrai atualmente estudantes de todo o país, que se distribuem em cinco áreas de concentração (Água e Solo, Construções Rurais e Ambiência, Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável, Tecnologia Pós-Colheita e Máquinas Agrícolas). Entre os projetos mais destacados, salientam-se os de processamento do biodiesel, materiais alternativos de construções, metodologia de avaliação do bem-estar animal, fontes alternativas de energia, agricultura de precisão e gerenciamento de recursos hídricos.

600 Defesas

Tese 200
A tese de número 200 foi defendida no último dia 23 na Feagri pelo aluno Lóris Lodir Zucco. Título: "Avaliação do comportamento físico-químico-mecânico de misturas de cimento-cinza-casca de arroz através de corpos-de-prova cilíndricos e placas prensadas".

Dissertação 400
A dissertação de número 400 será apresentada no dia 30, às 14 horas, pelo aluno Edu Max da Silva. Título: "Avaliação de um sistema piloto para tratamento de efluentes de sala de ordenha de bovinocultura".

(Isabel Gardenal)
Foto: Antônio Scarpinetti
Edição de imagens: Weslley Morais