Feagri em Foco
2021
Segundo a Profa. Dra. Bárbara Teruel, docente da FEAGRI, este equipamento optoeletrônico permite realizar testes de forma rápida e simples, sem necessidade de testes destrutivos em laboratório, o que contribui para a diminuição de custos e agiliza a tomada de decisões de gestão e manejo de culturas agrícolas. O equipamento já tem proteção de patente.
O Prof. Dr. Carlos Roberto Espíndola, docente aposentado da FEAGRI, lança o Livro: Os humanos e agricultura desde a pré-história até o final do século XIX.
O livro traz ampla revisão de literatura sobre o tema e busca jogar luz em lacunas supostamente não contempladas em publicações especificas de áreas que demandam conhecimento sobre esta temática e ou pessoas, em geral, que se interessam por este assunto. Daí, agrupar informes dispersos em vários formatos e idiomas, e apresentá-los numa abordagem ampla e de propósito didático, sobre as transformações do espaço geográfico ao longo do tempo pelas ações do homem, desde seus primórdios nômade no Planeta, até a sedentarização que a agricultura organizada pôde lhe garantir.
Informações sobre comercialização: clube de autores
Na Unicamp, as adaptações que possibilitaram a continuidade dos cursos de forma remota e o incentivo a uma cultura de colaboração entre alunos, professores e coordenadores fez com que a formação dos estudantes não fosse interrompida e muitos pudessem concluir seus cursos.
Vitor Gonçalves da Silva, formando da turma do segundo semestre de 2020 relata que na FEAGRI, as estratégias de ensino foram sendo construídas pelos docentes em parceria com os alunos.
O equipamento foi desenvolvido pelos professores da Univasf Daniel dos Santos Costa, do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental (Cenamb), e Rodrigo Pereira Ramos, do Colegiado de Engenharia Elétrica (Cenel), em parceria com a professora Bárbara Janet Teruel Medeiros, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp.
O dispositivo, por meio da emissão de sinais ópticos registra as quantidades de açúcar e de compostos fenólicos presentes na fruta, com base nas quais é possível saber se está na época apropriada para a colheita.
Conheçam o trablaho que fazemos na disciplina de graduação FA071: Sociologia e Extensão Rural.
Os alunos, junto como os agricultores, propõe projetos para a realidade dos agricultores.
Docente responsável: Profa. Vanilde Esquerdo.
A Professora da Feagri e responsável pela disciplina, Vanilde Esquerdo explica que, historicamente, a extensão rural se caracterizou como uma atividade em que profissionais especializados iam até as comunidades rurais para atuar de forma técnica. Porém, por se tratar de algo estratégico para a transformação da vida no campo, é necessário que engenheiros agrícolas tenham o conhecimento das culturas e práticas locais e, aprendendo com os agricultores, possam desenvolver soluções adequadas a cada realidade.