Feagri em Foco
2016
O Prof. Dr. Antonio Ludovico Beraldo, o pesquisador Cezário Benedito Galvão e o funcionário da FEAGRI, Luiz Carlos da Silva Santos, participaram da oficina de capacitação em Moçambique.
Segue matéria divulgada pela Caixa Econômica Federal:
Caixa promove oficinas de capacitação em Moçambique
A Caixa, em conjunto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), promove de 6 a 16 de dezembro, duas oficinas de capacitação para técnicos moçambicanos nas cidades de Nampula e Namialo, em Moçambique.
O objetivo é a transferência de conhecimento de técnicas não-convencionais de construção que se adequem à realidade habitacional daquele país.
São duas oficinas que fazem parte do projeto de cooperação técnica internacional 'Apoio ao Desenvolvimento Urbano de Moçambique - Fase II', firmado entre os governos de Moçambique e do Brasil, que marca o esforço conjunto para contribuir na redução do déficit habitacional daquele país.
A primeira oficina, na semana de 5 a 9 de dezembro, tem foco na capacitação para a montagem da máquina de produção de bloco de solo-cimento. Já a segunda, de 12 a 16 de dezembro, abordará o uso das máquinas de produção dos blocos e de telhas onduladas de argamassa de cimento, areia e biomassa vegetal.
O uso deste tipo de material faz parte da política de respeito ao meio ambiente e também proporcionam à população moçambicana o aproveitamento de recursos disponíveis para a produção das habitações com redução de custos de importação de materiais.
O projeto é coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), com execução da Caixa e do Ministério de Obras Públicas e Habitação de Moçambique. Também estão na parceria as Universidades Federais de Campinas (Unicamp), Rio Grande do Sul (UFRGS), Rio de Janeiro (UFRJ) e São Paulo (USP).
Representantes Caixa - Também estão alocados no projeto uma equipe técnica da Caixa, incluindo representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) para o monitoramento de outros resultados do projeto, em especial o que trata da construção do Centro Tecnológico de Namialo (CTN), o qual servirá como um centro de capacitação sobre as novas tecnologias utilizadas para a construção civil e habitação.
A equipe, alocada no projeto de 5 a 9 de dezembro, trabalha na solução de possíveis dificuldades na execução das atividades e reforço dos compromissos firmados pelas partes para finalização do projeto.
As missões contam com a participação de representantes das Gerências de Filial de Habitação de Porto Alegre, Campinas e Natal (GIHAB/VIHAB), além da Gerência Nacional de Estratégia de Relacionamento Internacional (GERIN/VICOP).
Cooperação Técnica Internacional (CTI) - No ano de 2015, a Caixa celebrou 10 anos como executora de projetos de cooperação técnica internacional coordenados pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE). Ao longo do período contaram com a participação de mais de 140 empregados de diversas áreas da Caixa - matriz e filiais.
O trabalho de cooperação já permitiu à Caixa transferir conhecimento, em áreas de sua expertise, por meio de projetos assinados com 15 países da América Latina, África e Oriente Médio, conferindo reconhecimento internacional à empresa e ao Brasil.
Neste ano, 365 servidores técnico-administrativos da UNICAMP, inscreveram 132 projetos, dos quais 39 foram premiados como melhor da Unidade e entre eles está o funcionário da Seção de Informática da FEAGRI, Ricardo Godoi Silva, com o Projeto:
Migração do serviço de e-mails da Faculdade de Engenharia Agrícola - FEAGRI:
O e-mail é hoje a principal forma de contato corporativo, mesmo com a grande quantidade de formas de comunicação online. Segundo pesquisa do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC), 98% das empresas tem o e-mail como sua principal forma de comunicação interna e externa.
Levando em conta a criticidade do serviço de e-mail, pode-se concluir que o serviço é de extrema importância para a faculdade, e portanto, ter um serviço de e-mail que atenda todas as necessidades é fundamental nos dias de hoje.
Atualmente o serviço de e-mail da FEAGRI conta com quase 1.000 contas que geram um tráfego diário de aproximadamente 20.000 e-mails.
A solução existente simplesmente não atende o volume de tráfego e possui tecnologias já ultrapassadas em produção. Um exemplo é a interface de webmail, onde sua versão data de 2008.
O projeto de migração do serviço de e-mails da FEAGRI visa melhorar a qualidade do serviço de e-mails que é ofertado, trazendo assim, melhorias tais como: um menor de tempo de downtime durante as janelas de backup, agenda integrada, interface webmail de última geração compatível com smartphones e tablets, interface de gerenciamento via web e integração da autenticação no domínio da FEAGRI (o usuário e senha para acesso tanto aos computadores quanto para o e-mail é o mesmo).
Além dos novos recursos, pode-se destacar uma a melhora significativa da capacidade de armazenamento de e-mails nas caixas de entrada dos usuários, um maior tamanho para envio e recebimento de anexos e novos mecanismos de antivírus e antispam.
Projeto dos funcionários da FEAGRI, Márcia Padovani, Nilva Motta Pereira e José Ricardo de Freitas Lucarelli, foi aprovado em Edital pelo GGBS- UNICAMP - 2016.
O Projeto, que previa a plantação de ervas comestíveis em floreiras, para cultivo em áreas internas, foi prontamente abraçado pela Comunidade, tendo contado com a participação de docentes e funcionários.
Lançada em João Pessoa - PB, a 2a edição do livro "Bambu de Corpo e Alma", tendo como um dos autores o Prof. Dr. Antonio Ludovico Beraldo, docente da FEAGRI.
Jornal da UNICAMP informa sobre o falecimento do Prof. Dr. Antonio José da Silva Maciel, docente da FEAGRI.
Prof. Maciel trabalhava na Unicamp desde 1984, instituição na qual se graduou em Engenharia Agrícola em 1979 e onde também fez o mestrado em 1989.
A Direção e à Coordenadoria de Graduação da FEAGRI informam que o aluno de Iniciação Científica GUILHERME ALONSO MARTINS, sob orientação da Profa. Dra. Raquel Gonçalves, ganhou o prêmio de MÉRITO CIENTÍFICO, por ter sido avaliado como um dos melhores projetos do XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP.
O aluno integra o grupo de Pesquisa em Ensaios Não Destrutivos e seu projeto faz parte das pesquisas na área de tomografia ultrassônica de árvores, na qual está em desenvolvimento processo, software e equipamento de tomografia ultrassônica com tecnologia nacional.
O título da pesquisa é “INTERFERÊNCIAS DA MEDULA, DE NÓS E DO SISTEMA DE INTERPOLAÇÃO EM IMAGENS DE TOMOGRAFIA ULTRASSÔNICA”.
Essa conquista do aluno é uma conquista de todo o grupo de pesquisa e da FEAGRI, que dá suporte para o trabalho.
Na UPA-2016, o Projeto Recicle apresentou uma horta vertical, montada com a utilização de vasos confeccionados com material reciclado.
A ideia, em parceria com a Agrológica, surgiu devido ao grande interesse das pessoas possuirem plantas em espaços reduzidos.
Esse primeiro protótipo, foi transferido no dia 01/11, para o espaço anexo a Copa da Faculdade, no Prédio II, local utilizado pela Comunidade para realizarem suas refeições.
A real intenção do Projeto é doar esta horta para a comunidade, onde todos possam usufruir das verduras e ervas, mas também que todos possam contrubuir com ideias e com mudas de replantio.
O desejo do Projeto é criar um espaço coletivo, onde seja aplicado o conhecimento em sustentabilidade, somando ações que demonstrem o desenvolvimento e cuidado com a alimentação saudável.
No ranking internacional das Universidades, a UNICAMP está em 20º posição, no quesito Ciências Agrárias.
TV PUC SÃO PAULO
Programa: Desafio Profissão
O Programa Desafio Profissão coloca em pauta o processo de escolha profissional e o universo das diversas profissões. Sob o comando do orientador profissional Silvio Bock e promovido pela equipe de Orientação Profissional do Curso de Psicologia da PUC-SP, a cada semana, uma nova área é debatida.
Convidados:
Prof. Dr. Luiz Henrique Rodrigues - Engenheiro Agrícola / Unicamp
Ana Carolina Gigli - Engenheira Agrícola / Unicamp
O projeto de Iniciação Científica do aluno Andrei Grespan é finalista do prêmio INOVA 2016.
O aluno da FEAGRI, orientado pelo Prof. Dr. Angel P. Garcia, projetou e testou um novo sistema de dosagem de fertilizante.