A Engenharia Agrícola emprega a combinação de conhecimentos de diversas engenharias clássicas, além de conhecimentos relacionados às ciências biológicas e à agronomia, para projetar equipamentos, sistemas e métodos que contribuam com o avanço tecnológico dos sistemas de produção agrícola e agroindústrias, respeitando os princípios de sustentabilidade.
A Faculdade de Engenharia Agrícola tem forte atuação no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas voltadas a soluções de problemas do agronegócio brasileiro. O corpo docente da FEAGRI é constituído por 30 professores, todos doutores, os quais participam de grupos de pesquisa interdisciplinares e multidisciplinares visando ampliar a competitividade da agricultura nacional, melhorar a qualidade de vida do agricultor, e auxiliar a agroindústria no fortalecimento de suas competências.
O programa de pesquisa da FEAGRI está estruturado em sete áreas:
- Agricultura Digital
- Água e Solo
- Construções Rurais e Ambiência
- Máquinas Agrícolas
- Gestão de Sistemas na Agricultura e Desenvolvimento Rural
- Tecnologia Pós-Colheita
- Métodos não destrutivos aplicados a materiais, estruturas e árvores
O detalhamento dos projetos de pesquisas que estão em desenvolvimento na Faculdade de Engenharia Agrícola, podem ser encontrados no link Projetos de Pesquisa em andamento.
Contamos ainda com o EAIP (Escritório de Apoio ao Pesquisador) da FEAGRI, que está ativo, para auxílio aos pesquisadores e docentes, no tocante aos assuntos relacionados à pesquisa, no trato de Prestação de Contas FAPESP e auxílio a outras agências de fomento de interesse de todos. O EAIP irá tratar das devidas Prestações de Contas, atentando a um prazo de 10 dias à submissão da mesma, salientando que a Secretaria elabora a prestação de contas e faz a conciliação contábil do projeto, mediante apresentação das Notas Fiscais e comprovantes de despesa, junto ao extrato bancário emitido pelo pesquisador responsável. Outrossim, a submissão do pleito é de responsabilidade do pesquisador, assim como a apresentação de documentação pertinente. Há necessidade de indicar o EAIP no sistema SAGE para atendimento à demanda