Unicamp
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O desafio da interdisciplinaridade

O Instituto de Biologia (IB) completa 40 anos em 2007.
De 1980 até 1994, o IB não discutiu mais a estrutura departamental. Mas em 1994, tendo o professor Arício Xavier Linhares como diretor, e depois em 1998, com a professora Maria Luiza Silveira Mello, e em 2002, com o professor Mohamed Habib, foram nomeadas comissões para novamente discutir o tema. Entretanto, nos três casos não houve uma finalização do processo. De 1994 até agora muita coisa mudou, desde a forma de se fazer ciência e o conhecimento em si, até o quadro docente e funcional do IB, como conseqüência das limitações de ordem financeira das universidades paulistas, com redução significativa na contratação para reposição de vagas. O IB chegou a ter cerca de 170 docentes e, atualmente, conta com 121, com extremos que vão de 6 a 16 por departamento.
A atual diretoria do IB entende que, se isto se repete há tanto tempo, deve ser um desejo na unidade que a reestruturação ocorra. Além da óbvia razão de ser mais fácil administrar estruturas mais enxutas, existem outras importantes vantagens. Uma delas é a reposição de docentes pela universidade. Nos próximos 10 anos, o IB terá cerca de 60% de seu quadro docente em condições de se aposentar. Alguns departamentos ficariam restritos a dois ou três docentes. Certamente teremos contratações, mas não acreditamos que será no ritmo desejado.

Feagri substitui departamentos por conselhos integrados

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) foi a primeira unidade da Unicamp a fazer uso das prerrogativas previstas na decisão aprovada em 2002 pelo Conselho Universitário, que autorizava mudanças organizacionais de acordo com as necessidades de cada faculdade e instituto. No dia 3 de agosto de 2004, com o aval do Consu, a Feagri substituiu seus cinco departamentos por três conselhos integrados.
O diretor da Faculdade, professor Roberto Testezlaf, foi testemunha privilegiada do processo ? ele havia assumido seu cargo atual em julho de 2003. Hoje, passados quase quatro anos e em vias de deixar o posto, o docente faz um balanço positivo da reestruturação executada na unidade.