Os paulistas da Unicamp e os gaúchos da Universidade Federal de Santa
Maria e da Ulbra foram os grandes vencedores da quarta edição da Maratona
da Eficiência Energética.
Além da busca pela eficiência energética, a preocupação ecológica se
mostrou decisiva na edição 2007. O protótipo a gasolina da Unicamp
inovou ao usar uma carenagem muito leve feita com fibra de bananeira.
O carro elétrico de bambu da UFSM "voou" longe dos concorrentes, a
exemplo do 14-Bis de Santos-Dumont.
A Ulbra dominou a avaliação de projetos. Seus carros ganharam em ambas
as categorias: gasolina e elétrico.
Todos os resultados da Maratona 2007 foram auditados pelos
profissionais da Falcão Bauer, um dos mais avançados e reconhecidos
centros tecnológicos do país, com mais de 50 anos de experiência em
controle de qualidade e ensaios tecnológicos.
Na categoria elétrico, todas as baterias utilizadas pelos protótipos
foram equalizadas no laboratório do fabricante, a Heliar, sorteadas
entre as equipes e lacradas até o início da prova.
Confira os resultados:
CATEGORIA GASOLINA:
1 - Unicamp (equipe Fibra de Bananeira): 367,05 km/l
2 - Ulbra (equipe Camelo 3): 270,68 km/l
3 - Mackenzie (equipe Bandeirada): 260,63 km/l
CATEGORIA ELÉTRICO:
1 - UFSM (equipe Bambu): 24,35 km/bateria
2 - Anhembi Morumbi (equipe Errbatronic): 18,55 km/bateria
3 - Unicamp (equipe Tubarão): 16,97 km/bateria
* foram utilizadas baterias Heliar FX 6D de 12V 6Ah (aplicação
principal em motos de 125 cc)
CATEGORIA PROJETO:
Gasolina:
1 - Ulbra (equipe Camelo 3): 53 pontos
2 - Anhembi-Morumbi (equipe Errba 2): 47 pontos
3 - Poli-USP (equipe Poli-Mapfre): 46 pontos
Elétrico:
1 - Ulbra (equipe Camelo 4): 54 pontos
2 - Universidade Federal de Santa Maria (equipe Bambu): 46 pontos
3 - Anhembi Morumbi (equipe Errbatronic): 45 pontos
Na equipe da Unicamp, na categoria a gasolina, o veículo Unicamp Gas, foi
pilotado pelo aluno André Luiz Marteli.
Na categoria elétrica, o veículo Unicamp Elétrico foi pilotado pela
estudante de Física Sheila Grandinetti Simões
A equipe multidisciplinar, coordenada pelo professor Caio Glauco Sanchez
(FEM/Laboratório de combustão)é formada ainda por Pedro Guerra, Leonardo
Viana Lopes, Rafael Guimarães Savioli, Gustavo Stolf Jeuken, Rafael
Rógora Kawano, da faculdade de engenharia mecânica, Augusto Cesar Sanchez e Gabriela Motta, da faculdade de engenharia agrícola e Enia de Cássia Silva Pereira, da faculdade de educação física.