O professor Armando Kazuo Fujii completou o quadro de 100% de doutores da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), em 10 de outubro, ao defender a tese de doutorado número 207, ?Simulação de secagem de sementes de canola (brassica napus) com previsão de germinação?, orientada pelo reitor da Universidade, José Tadeu Jorge. Além de fazer da Feagri uma unidade exclusivamente de professores-doutores, Fujii poderá atuar nos programas de pós-graduação e na orientação de dissertações e teses. ?Ganhamos mais um professor para a pós-graduação?, comemorou o diretor da Feagri Denis Miguel Roston.
A história de Fujii confunde-se com as de outros professores-doutores da Feagri, que por ser uma das pioneiras na formação de engenheiros agrícolas, iniciou as atividades de ensino com professores MS-1 (somente graduados. ?E este é mais um motivo de orgulho, pois grande parte dos doutores que aqui atuam ingressou na Feagri como estudantes de graduação?, acrescentou Roston. O diretor explica que a Universidade sempre apoiou os professores na realização de pós-graduação. Esta atitude, além de qualificar as atividades de graduação e pós na unidade, facilitou a inserção de profissionais formados pela Unicamp no mercado de trabalho e na carreira acadêmica, segundo Roston. ?A Feagri está sempre em busca da qualidade na qual a Unicamp está empenhada, que é colocar a Universidade em níveis comparáveis às melhores do mundo?, disse.
Criada em 10 de julho de 1985, a Feagri conta atualmente com 39 doutores. Para Roston, a criação da faculdade trouxe grandes benefícios para o Brasil, que até 1975 não tinha profissionais capacitados para atuar na área de desenvolvimento de máquinas agrícolas e de processos de irrigação mais especializados, gestão de recursos hídricos e saneamento. Hoje, as pesquisas desenvolvidas na faculdade dão contribuição importante ao agronegócio brasileiro. ?A engenharia agrícola nasceu para cobrir uma lacuna existente na agronomia na época, que era o desenvolvimento de tecnologia para o desenvolvimento de máquinas e implementos agrícolas e processos de irrigação mais especializados?, reforça.