FA 091 – Marketing Rural
Evolução do marketing, suas funções e orientações. Ambiente de marketing no meio rural. Comportamento do consumidor. Composto mercadológico. Pesquisa de mercado. Segmentação de mercado. Pesquisa mercadológica no agronegócio. Estudo de casos.
FA 520 – História e Desenvolvimento da Agricultura Brasileira
Fundamentos históricos da agricultura brasileira. Modernização da agricultura no Brasil. Caracterização da produção agrícola e agroindustrial. Política agrícola. Estrutura agrária. Relações sociais na agricultura. Desenvolvimento agrícola e agroindustrial.
FA 071 – Sociologia e Extensão Rural
Introdução à sociologia rural. A extensão rural como estratégia de transformação da realidade rural no Brasil. Revisão crítica do processo de difusão de inovações tecnológicas na agricultura e dos métodos clássicos de assistência técnica e extensão rural, discutir as metodologias participativas, baseadas nos princípios do desenvolvimento sustentável. Organização rural (associativismo e cooperativismo); movimentos sociais. Projetos de intervenção na realidade.
FA 061 – Agroecologia e Extensão Rural
Formação qualificada em Agroecologia, contribuindo para mudanças da matriz produtiva e tecnológica. Discussão da construção de um projeto alternativo para o campo dentro da visão e concepção de desenvolvimento rural sustentável. Construção de referências agroecológicas em vista do conhecimento e utilização pelos agricultores familiares, visando ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).