Núcleo Interno de Economia e Administração Rural

Áreas de atuação

O projeto está inserido na área de administração de setores específicos com foco na gestão de empresas inseridas na cadeia agroindustrial. A metodologia do projeto está baseada na definição da estratégia como a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global, visando atingir objetivos a longo prazo e, portanto, envolve a definição do conjunto dos objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e os planos para atingir os objetivos, postulados de forma a definir em que atividades se encontra a empresa (negócio), que tipo de empresa ele é ou deseja ser (missão). As pesquisas compreendem coleta de dados, geração de informações e análise da tomada de decisão dessas empresas assim como aspectos relacionados aos custos, estrutura de mercado, agrupamento de empresas, finanças, contabilidade, sistemas de qualidade, agregação de valor e planejamento e controle da produção. Também pretende analisar o padrão de resposta das empresas ao seu ambiente no tempo e abordagens para associar os recursos de uma organização aos desafios e riscos apresentados pelo ambiente externo. Exemplos de pesquisas: (i) Fatores de sucesso e competitividade do setor das empresas fabricantes de equipamentos agroindustriais no Estado de São Paulo; (ii) Modelos econômicos de previsão de safras; (iii) Infraestrutura e prospecção de necessidades futuras do armazenamento de grãos no Brasil; (iv) Estrutura organizacional e benefícios sociais nas empresas produtoras de biodiesel no Brasil; (v) Metodologia para determinação do coeficiente de mecanização agrícola; (vi) Identificação e aplicação de ferramentas de gestão para o desenvolvimento das empresas agrícolas; (vii) Análise da estrutura de mercados e de custos dos produtos agropecuários; (viii) Avaliação econômica e financeira de empreendimentos agroindustriais.

Segundo a classificação das áreas de conhecimento do CNPq, este projeto está inserido na grande área das Engenharias, ligado à sub-área da Engenharia de Produção e à especialidade Gerência da Produção. Na classificação de áreas da Engenharia de Produção da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), o projeto encontra-se na área de engenharia da sustentabilidade. Os sub-projetos de pesquisa, em nível de IC, mestrado e doutorado, vinculados a este projeto tratam de inovações gerenciais ligadas a aspectos ambientais ou de sustentabilidade. Eles abordam a implantação e a adoção de práticas administrativas, métodos, técnicas e ferramentas orientadas ao diagnóstico dos impactos sócio-ambientais de processos produtivos, ao planejamento e controle de ações que visam recuperar, mitigar ou compensar estes impactos, bem como o desenvolvimento de indicadores e a avaliação de seus resultados e efeitos. Os estudos destinam-se a dar suporte a gestores ambientais e de RSC de empresas das cadeias agroindustriais em atividades de licenciamento ambiental e seus estudos, de processos de certificação ambiental, social e de sustentabilidade e na estruturação de sistemas de gestão sócio- ambiental.

Esta área concentra temas de pesquisa dedicados a solucionar problemas relacionadas a logística agroindustrial, envolvendo a coordenação dos fluxos de materiais, dos produtos e das informações, incluindo também a dinâmica dos processos de comercialização dos produtos agrícolas. Além disso, são desenvolvidos projetos relacionados a infraestrutura de transporte e armazenagem no que tange decisões de localização da rede de armazenagem e processamento, decisões de roteirização e intermodalidade. Outra temática constantemente abordada é a construção de indicadores para avaliação do desempenho logístico dos sistemas agroindustriais. Projetos preocupados coma a busca de estratégias de comercialização agrícola e desenvolvimento de novos mercados também compõe esta área de estudo.

Segundo a classificação das áreas de conhecimento do CNPq, este projeto está inserido na grande área das Engenharias, ligado à sub-área da Engenharia de Produção e à especialidade Gerência da Produção. Na classificação de áreas da Engenharia de Produção da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), o projeto integra as áreas de “engenharia de operações e processos de produção” e a “engenharia de qualidade”. Os sub-projetos de pesquisa, em nível de IC, mestrado e doutorado, vinculados a este projeto, tratam de inovações gerenciais ligadas a aspectos da qualidade. Eles abordam a implantação e a adoção de práticas administrativas, métodos, técnicas e ferramentas relacionadas ao planejamento e controle da qualidade, à garantia da qualidade e à melhoria dos processos. Também são estudadas outras inovações gerenciais relacionadas á gestão de processos, a exemplo do “Balanced Scorecard” e “desdobramento da função qualidade” (QFD), com vista a avaliar o desempenho de processos e os atributos de produtos. Sem perder de vista os gestores, a finalidade destes estudos é dar suporte na área da qualidade e processos, a gestores e líderes na gestão dos processos produtivos de empresas das cadeias agroindustrial.

Busca...