Voltar

Palestras dão início a convênio entre Unicamp e Argentina

A visita do professor Francisco Gómez, da Universidade Nacional de Cuyo, à Unicamp, esta semana, deve aprimorar o convênio entre as duas instituições em pesquisas na área de vitivinicultura. Para o professor colaborador da Faculdade de Engenharia Agrícola, Cláudio Luiz Messias, a parceria propiciará uma nova área a pesquisadores de diversas áreas da Unicamp, que terão a possibilidade de produzir uva, suco e vinho ao mesmo tempo. Nesta quinta-feira, Gómez fechou o primeiro ciclo de palestras sobre tecnologia em vitivinicultura.
Para Gómez, a parceria entre a Argentina e o Brasil é importante para potencializar consumo de vinho em todo o Brasil. ?A produção e a demanda são grandes em São Paulo, mas a qualidade ainda não é tão satisfatória no momento. A melhoria na qualidade pode intensificar o consumo?, reforçou Gómez.
Há quase dez anos envolvido em pesquisas e consultoria de vinhos espumantes, o professor acrescentou que a idéia é permitir que o aluno alie teoria e prática. Na Universidade Nacional de Cuyo, segundo ele, os alunos contam com uma adega, o que permite a comercialização para empresas privadas. ?A Argentina tem uma longa história na vinicultura e a idéia é capacitar toda a América Latina?, declarou.

Nos dias 21 e 22 de novembro, Gómez estará de volta à Unicamp para participar do 2º Simpósio de Pesquisa e Desenvolvimento em Vitivinicultura da Unicamp, organizado pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori), pela Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) e Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri).
(Maria Alice da Cruz)
Fotos: Antônio Scarpinetti
Edição de imagens: Luís Paulo Silva