V Jornada de estudos em assentamentos rurais

Apresentação

shapeimage 6A Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (FEAGRI/UNICAMP) e o “Centre de Recherches sur le Brésil Contemporain” da “École des Hautes Études em Sciences Sociales de Paris” (CRBC/EHESS) realizarão no período de 15, 16 e 17 de junho de 2011 a “ V Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais”.

A V Jornada pretende dar continuidade às discussões e reflexões desencadeadas anteriormente, sem, contudo, deixar de incluir elementos novos cuja importância está diretamente relacionada com as constantes transformações impostas pela realidade aos assentamentos rurais. Dentre essas discussões destacamos a realização do balanço da reforma agrária considerando os últimos dados censitários cuja análise comparativa e debate são necessários para aprofundar tal abordagem na realidade dos assentamentos a partir da posição dos pesquisadores, dos movimentos sociais e dos profissionais da área. O Brasil resolveu parcialmente sua questão agrícola com a modernização da agricultura, mas a questão agrária continua sendo foco de conflitos e entraves para o desenvolvimento pleno e sustentável de importante parcela do agro nacional representada pela agricultura familiar, setor que inclui os assentamentos rurais e que tem sido motivo de inúmeras pesquisas em diferentes áreas de conhecimento.

Levando em consideração esta reflexão na V Jornada os blocos principais de discussão serão debatidos em quatro Mesas Redondas e seis Sessões Especiais, e expandidos por uma diversidade de apresentações em Sessões Orais (artigos completos) e Pôsteres (resumos expandido) de trabalhos submetidos e aprovados por um Comitê Científico.

Serão abordados temas como: a cooperação e os processos organizativos nos assentamentos rurais na ótica dos aspectos psicossociais e culturais. Esta questão envolve múltiplos fatores, condições concretas e objetivas dos contextos políticos e ideológicos no desenvolvimento dessa cooperação.

Para além da compreensão da organização cooperativa como uma estratégia econômica, pretende-se discutir as contradições presentes, a partir do resgate dos valores, das práticas culturais, das trajetórias e vivências dos agricultores assentados. Também as políticas agrícolas promovidas pelo governo federal e sua real inserção na promoção do desenvolvimento dos assentamentos será tema de discussão. Além deste a agroecologia, a cultura, religião, sociabilidade, educação do campo e juventude, agroindústrias, redes sociais e mercados locais e ainda etnobotânica e saúde, serão abordados. Todos estes temas são relevantes para se estabelecer o debate sobre os estudos em assentamento rurais.

Pontal Verde Santa Rita I Tupi Paulista 030A área de Desenvolvimento e Sustentabilidade Rural da Feagri/Unicamp tem desenvolvido ao longo dos últimos 20 anos inúmeros trabalhos de pesquisa junto a assentamentos rurais abordando seus aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais, na tentativa de forjar um corpo de conhecimentos que permita a ampla compreensão desse segmento específico da realidade rural tanto do estado de São Paulo como de outros estados da União. Assim, a Feagri/Unicamp é uma importante referência em estudos e pesquisas sobre a problemática agrária brasileira, firmando sólidas parcerias com instituições de pesquisa internacionais, como é o caso do CRBC/EHESS cuja colaboração data de meados da década de 1980.

Como resultado dessa experiência conjunta, e na tentativa de ampliar o leque de discussões sobre os assentamentos rurais, foram realizadas as “I, II, III e IV Jornadas de Estudos em Assentamentos Rurais” em 2003, 2005, 2007 e 2009, respectivamente. Todos esses eventos reuniram estudantes de graduação e pós-gradução, pesquisadores, entidades governamentais e não governamentais, movimentos sociais e trabalhadores rurais, numa experiência rica e diversificada de compartilhar saberes e trabalhos acadêmicos.

shapeimage 3Coordenação

➡Sonia Maria Pessoa Pereira Bergamasco – Feagri/Unicamp

➡Marion Aubrée – CRBC/EHESS – Paris/França

➡Julieta Teresa Aier de Oliveira – Feagri/Unicamp

➡Kellen Maria Junqueira – Feagri/Unicamp

Equipe

➡Aldenor da Silva Ferreira – IFCH/Unicamp

➡Ana Paula Fraga Bolfe – IFCH/Unicamp

➡Delmonte Roboredo – Feagri/Unicamp

➡Fernando Rabello Paes de Andrade – Feagri/Unicamp

➡Francine de Camargo stácio – FATEC/ Itapetininga

➡Gabriela S. Santa Rosa Macedo – Feagri/Unicamp

➡Gustavo F. P. Ferraz – Feagri/Unicamp ➡Henrique Carmona Duval – IFCH/Unicamp

➡Lourival de M. Fidelis – Feagri/Unicamp ➡Luciana Palhares de Souza – Feagri/Unicamp

➡Silvaneide S. Q. Corte Bilho – Feagri/Unicamp ➡Taísa Marotta Brosler – Feagri/Unicamp

➡Wilon Mazalla Neto – Feagri/Unicamp

Comissão científica

➡Sonia Maria Pessoa Pereira Bergamasco – Feagri/Unicamp

➡Emma Siliprandi – Nepa/Unicamp ➡Fernando Antonio Lourenço – IFCH/Unicamp

➡Giovanna Garcia Fagundes – IB/Unicamp

➡Julieta Teresa Aier de Oliveira – Feagri/Unicamp

➡Kellen Maria Junqueira – Feagri/Unicamp

➡Kleber Pettan – Consultor autônomo

➡Luiz Antonio Cabello Norder – UFSCar

➡Márcia Regina Oliveira Andrade – Fundação Itesp

➡Marilda Aparecida de Menezes – UFCG

➡Maristela Simões do Carmo – UNESP/Botucatu e Unicamp

➡Regina Aparecida Leite de Camargo – UNESP/Jaboticabal

➡Ricardo Alessandro Petinari – Feagri/Unicamp

➡Valeria Comitre – Apta/SP

➡Vanilde Ferreira de Souza Esquerdo – Feagri/Unicamp

➡Vera Lúcia Botta Ferrante – Uniara

Apoio

➡Érika Souza Oliveira – Feagri/Unicamp

➡Ricardo Serra Borsatto – FATEC/Itapetininga e Feagri/Unicamp

Apoio Técnico-Administrativo

➡Elizangela Rodrigues Lopes de Oliveira Rocha

➡Rachel Bertoldo