Núcleo Interno de Economia e Administração Rural

QualiCana - Gestão da qualidade no setor sucroenergético

A adoção da gestão da qualidade em usinas de açúcar e etanol brasileiras

A gestão da qualidade é uma prática na qual se agrega valor ao produto ou serviço oferecido ao cliente por meio de contínuos ciclos de melhoria. Seus potenciais benefícios para as empresas são frequentemente anunciados como resultados certos de sua adoção. Isso é verdade para as usinas? Buscando responder a esta questão, este artigo dá um passo nesta direção e estima o grau de adoção da gestão da qualidade pelas usinas brasileiras. Esta estimativa tomou como base de evidência as informações disponíveis no site das usinas. Para as usinas que tiveram ou têm certificação ISO 9001 foram levantados o primeiro ano de certificação, o escopo da certificação, a empresa certificadora e a obtenção de outros certificados. Os resultados mostraram que, de um universo de 397 usinas, 278 possuem site, nos quais 100 citam as palavras “qualidade” e/ou “melhoria” e 45 informam que possuem a certificação ISO 9001. O escopo das certificações sempre envolve a produção industrial e, em metade dos casos, também a produção agrícola. Seis certificadoras têm prestado serviço às usinas, sendo que três delas concentram 70% das certificações. Certificações ISO 22000, ISO 14001, OSHAS 18000 também têm sido obtidas por 25% das usinas que já possuem ISO 9001.

Referência: SILVA, L.N.; ARRAES, N.A.M.; VILELA FILHO, L.R. 2015. A adoção da gestão da qualidade em usinas de açúcar e etanol brasileiras. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), XXXV, Fortaleza, 13 a 16 de outubro de 2015. 16p

Busca...