Apesas de muitas pessoas ainda não terem se dado conta, a energia renovavél já está entre nós. Empresas de vários lugares do mundo já são adptas a fonte e já podem constatar seus benefícios. Mas vamos as definições... O que seria fonte de energia renovavél? A fonte de energia renovaél são as que possuem um ciclo de renovação, ou seja, estão sempre disponiveis para a utilização e não se esgotam.
1. PEPSICO
A PEPSICO, empresa responsavaél pela produção de produtos como ElmaChips, Toddynho, Pepsi dentre outros, em janeiro de 2023 deu ínicio a instalação da tecnologia termossolar para suas pruduções podendo gerar cerca de 3 kWh/m2/dia em média em uma área de 2 mil metros quadrados de placas sobre o telhado da fábrica. A empresa tem como objetivo alcançar as metas da NET-ZERO (Net Zero Carbon Emissions, que, em português, significa zero emissões líquidas de carbono (CO2)) até 2040.
“A PepsiCo Brasil está ampliando os investimentos em energias limpas e renováveis, para alcançarmos o Net-zero em 2040. Com esta usina em Feira de Santana, avançamos na jornada de descarbonização de nossa operação, e agora com uma inovação na linha de um produto tão querido para os brasileiros que é TODDYNHO®”, afirmou Alexandre Carreteiro, presidente da PespiCo Brasil Alimentos. “Nesse projeto, após a captação da energia solar pelas placas, ocorre a conversão em energia térmica, que será usada diretamente para aquecer o líquido do preparado de TODDYNHO® a 90°C, o que é um avanço na indústria brasileira de alimentos”, completou.
2. FedEx
A empresa de transporte já substitui sua frota por veículos menos poluentes e com isso já constatou uma redução de consumo de energia tradicional.
Na unidade localizada na Colônia, nos EUA, encontra-se a maior instalação de placas de energia solar em um telhado do mundo. As placas solares ocupam a área de 16.000 m² e geram 80.000 quilowatts por hora.
3. GENERAL MOTORS
Em 2014 a empresa iniciou o programa de uso de energias renováveis. No final de 2018 TOTAS as unidades de Ohio e Indiana passaram a ter como fonte exclusiva de energia os aerogeradores (equipamento capaz de converter a energia cinética do vento em energia elétrica). O objetivo da companhia é gerar 100% da energia de fontes renováveis até o ano 2050.
Além dessa medida, a instituição está investindo em veículos elétricos e com sistema produtivo mais eficiente. O uso de fontes renováveis de energia associa os benefícios ambientais a uma economia de 5 milhões por ano para empresa.
4. APPLE
Desde 2018, a empresa adotou apenas o uso energia de fontes renováveis para alimentar seus escritórios, lojas e todas as sedes associadas a empresa. Em conjunto a isso, eles também trabalham em projetos para ajudar comunidades locais a usarem energias renováveis. A Apple já desenvolveu mais de vinte e cinco desses projetos. Dos 626 megawatts de energia usados anualmente pela empresa, 286 megawatts vêm da energia solar.
5. GOOGLE
A organização já gastou mais de 780 milhões de dólares em energia renovável. Em setembro de 2018, a Google disponibilizou 75 milhões de dólares para ajudar as pessoas a comprarem painéis solares para suas casas. Além disso, eles estão construindo edifícios verdes, que usam menos energia e são melhores para o meio ambiente.