Para ler ouvindo Imagine Dragons - Radioactive
Marie Skłodowska-Curie, foi uma física e química polonesa naturalizada francesa, que conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade. Não apenas pioneira nas pesquesas sobre radioatividade, também a primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel e indo mais além, foi a primeira pessoa e unica mulher a receber o prêmio por duas vezes.
O primeiro prêmio Nobel de física pela Real Academia de Ciências da Suécia, juntamente com Henry Becquerel e Pierre; era a primeira mulher da história a receber este prêmio. Em 1911, recebeu seu segundo Nobel, agora de química, sendo a primeira pessoa a receber dois prêmios deste gênero em categorias diferentes.
Apesar de premios tão significativos, Marie não teve interesse algum em patentear seus descobrimentos, de forma que o seu uso é de dominio universal.
O LEGADO DA FAMÍLIA CURIE
Curiosamente, a família Curie, foi uma maquina de ganhar prêmios. Se tornando os unicos da história a realizar esse feito.
Pierre Curie (1859-1906): Pierre Curie compartilhou o Prêmio Nobel de Física em 1903 com Marie Curie e Antoine Henri Becquerel.
Irène Joliot-Curie (1897-1956): Irène Joliot-Curie, filha de Marie e Pierre Curie, foi uma física e química francesa. Ela recebeu o Prêmio Nobel de Química em 1935, juntamente com seu marido Frédéric Joliot, por sua descoberta da radioatividade artificial.
Vale ressaltar que a família Curie também teve outros membros envolvidos na ciência, mas apenas Marie, Pierre e Irène receberam o Prêmio Nobel.
"Onde Marie Curie tocava, virava ciência". Gustavo Mockaitis
Ficou curioso? Você pode ver mais sobre essa história incrivel na NETFLIX, através do filme "Radioactive".